CONGELAMENTO DE ÓVULOS 2021-08-25T09:27:07+00:00

CONGELAMENTO DE ÓVULOS

POSSIBILIDADE DO CONGELAMENTO DE ÓVULOS

Uma estratégia que pode ser usada no planejamento familiar é o congelamento de óvulos. O mesmo pode ser um grande aliado para previnir possíveis problemas derivados de uma gravidez tardia do casal. O método é relativamente seguro e válido por tempo indeterminado. Quanto mais cedo o uso melhor, pois a eficácia está diretamente liaga à idade da mulher no momento do congelamento de seus óvulos.

A mudança de comportamnto das pessoas em nossa sociedade para atender as exigências dos dias atuais e, em conjunto, com o avanço e lançamento de vários métodos contraceptivos eficazes e seguros, principalemten os de longa duração, torna o adiamento da gravidez uma realidade comum entre muitas mulheres e famílias. Em decorrência disso, um dos efeitos observados que tal escolha pode levar é o grande aumento no número de casos de infertilidade com perda completa da função ovariana, antes de ter seus filhos.

ENTRE EM CONTATO

A mulher nasce com um número limitado de óvulos, os quais ao longo da vida vai perdendo, inclusive, até antes da primeira menstruação isso ocorre. A velocidade dessa perda não se altera, nem com o uso de contraceptivos que inibem a ovulação e nem com medicamentos que induzem a ovulação. Ao longo dos anos, além da perda no número de óvulos há também uma queda na qualidade dos mesmos.

A baixa qualidade dos óvulos pode acarretar numa maior dificuldade em engravidar, um maior risco de aborto, aneuploidia dos embriões, bem como o
aumento de chance de Síndrome de Down.

Nos últimos anos, as mulheres tem adiado o sonho de ser mãe por diversos motivos socioeconômicos. Cresce cada vez mais onúmero de relatos sobre gravidez tardia.

Tal adiamento tem um impacto imediato sobre a fertilidade, já que as chances de gravidez natural diminui com a idade da mulher, cujas chances são:

Todas essas informações sobre o funcionamento do corpo da mulher, comportamentos e a maneira que nossa sociedade se arranja nos dias atuais refletem na maneira com que as famílias serão construídas, o que afeta as tomadas de decisões.

É importante destacar que quanto mais cedo o congelamento de óvulos for utilizado, melhor para essa mulher. Visto que um dos fatores que determina a qualidade dos óvulos preservados é a idade e, diante disso, o adiamento dela causará consequências referentes à dificuldade de assegurar uma boa chance de ter um filho.

Ao passar dos anos, os óvulos perdem a qualidade e aumenta o risco de aneuploidia embrionária, pois a divisão celular pode ser afetada resultando em embriões com maior chances de aneuploidia. Esta são alterações cromossômicas numéricas que se caracterizam pelo aumento ou diminuição de um tipo de cromossomos, dificultando e até impossibilitando a gestação.

Agende sua consulta

Preenche o formulário abaixo e solicite sua  pré – consulta